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terça-feira, 13 de março de 2012

Cada macaco no seu galho: meio ambiente e desenvolvimento


O secretário de infraestrutura, vice-governador e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar, falou hoje, durante a entrevista que me concedeu na Metrópole, sobre as dificuldades em conseguir licenças ambientais para o andamento do Porto Sul e da Ferrovia Leste Oeste. “Para implantar o Porto Sul realizamos algumas audiências com o Ibama,  mas o MP pede mais quatro audiências para viabilizar o projeto. Alguns trechos da Ferrovia Leste – Oeste também têm problemas ambientais. Respeito muito o meio ambiente, mas eles se prendem a alguns detalhes que dificultam muito a liberação e tem coisas que não vão ter tanto impacto”, relatou Otto. 
Ainda segundo o secretário, por conta dos entraves com os órgãos ambientais, não dá garantir um prazo para a inauguração dos dois projetos, mas ele acredita que aconteça ainda na gestão do governador Jaques Wagner.(Mais detalhes Blog MK)


Diante das declarações do vice-governador Otto Alencar (acima reproduzida) em entrevista à radio Metrópole, quando confunde e mistura alguns conceitos e ferramentas como desenvolvimento e licença ambiental, faz-se necessário alguns esclarecimentos para que se possa compreender claramente as questões que pretendeu levantar.

Primeiro, a ideia de que preservação e conservação ambiental são entraves ao desenvolvimento remonta aos tempos da ditadura militar quando o Brasil, presente na Conferencia para o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo em 1982, interpretou toda e qualquer ação, movimento ou política preservacionista como um entreve ao projeto desenvolvimentista encetado pelo governo militar. Afinal erámos um país de dimensões continentais, detentor de vastíssima riqueza natural, não se justificava, portanto, que as questões ambientais fossem prioritárias[1].

Esse anseio desenvolvimentista aliás, parece uma mania doentia que persiste desde a primeira republica, com projetos megalomaníacos e esdrúxulos. Iniciou-se com a ideia de construção de uma “nação desenvolvida” nos moldes europeus (leia-se francês) e importação de um modelo de cidade baseado no capricho hausmaniano[2] - seguido  do projeto de formação de um povo que incluía o processo de branqueamento, estimulado pelo governo com a chegada de imigrantes europeus.   

Posteriormente, Getúlio Vargas, retoma esse “sonho brasileiro”, centrado na figura do trabalhador, a peça chave que iria alavancar esse futuro. O fordismo chega com força, mas a mentalidade retrógrada e provinciana do empresariado brasileiro não permitiu que o modelo fordista fosse implementado em sua plenitude. Enquanto o operariado americano ganhava um salário que lhe alçava à condição de consumidor, o trabalhador brasileiro mal conseguia o suficiente para atender suas necessidades básicas.

JK entrou para a historia com Brasília e seus “50 anos em 5”. Os militares vieram em seguida com a aceleração do processo de industrialização no país e obras monumentais como a Transamazônica, realizadas a partir desse projeto desenvolvimentista.
Diante do exposto, é inevitável se analisar com mais afinco e apuro o conceito de desenvolvimento e na sua cola, o de sustentabilidade, usados exaustivamente, de maneira irresponsável e superficial, relegando-se sua complexidade, principalmente por desconhecimento.

O desenvolvimento, associado ao modelo capitalista, parece não ter outro caminho, não ser viável senão através da reprodução perversa do capital o que não é inteiramente verdade.

Desenvolvimento sustentável, por outro lado, tornou-se a própria caixa de Pandora: lá residem todos os males e o único bem, a esperança. Deglutida e deformada pelo próprio capitalismo, a ideia original contida no Relatório Brundtland tornou-se bandeira de algumas organizações, é utilizada levianamente em discursos políticos e capitalistas e derivou um sem-número de outros conceitos atabalhoados, tais como responsabilidade socioambiental, gestão sustentável, gestão ambiental e o mais irônico de todos: consumo sustentável. Assim a ideia de desenvolvimento sustentável afastou-se do seu core e se perdeu no emaranhado de artifícios produzidos pelo modo de vida capitalista. É um novelo sem fim, um labirinto criado e recriado para que nós, pobres mortais, nele se perca e definhe.  

Não se pode confundir o zelo, o cuidado e a atenção para com assunto tão delicado e complexo como a avalição ambiental, cuja multidimensionalidade, exige a participação de múltiplos profissionais e da comunidade também e detentora de um saber próprio,  com os problemas estruturais enfrentados pelos órgãos responsáveis e que em ultima instancia, são responsabilidade do próprio governo.

Os estudos de impacto ambiental são prognósticos e por isso exigem atenção redobrada. Nosso conhecimento acerca dos mecanismos da natureza ainda é reles. Nosso saber diz respeito a extração, ao uso dos recursos naturais e não sobre o funcionamento complexo de ecossistemas e biomas.  A ecologia é uma ciência novíssima. Porque então não se unir esforços para aumentar os investimentos em pesquisas honestas e úteis?

A rigor, os estudos de impacto ambiental são de fundamental importância para que se controle, regulamente e discipline determinados empreendimentos. Sem eles, não tenham dúvida a coisa estaria muito pior!!!  

Afirmar que “tem coisas que não vão ter tanto impacto” é no mínimo leviano, já que avaliação ambiental é coisa de quem entende do traçado; de pessoas que estudaram com afinco, são capacitadas, detentoras de um conhecimento especializado e técnico que lhes gabarita a atuar nessa área. Não pode ser feita por qualquer um, nem qualquer um pode meter o bedelho, afirmando que é um entrave. Já dizia minha avó: “cada macaco no seu galho!!!”



[1] CRESPO, Samira:  “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável: pesquisa com lideranças” 

[2] Em meados do século XIX , Paria sofre uma grande intervenção urbana, um projeto de embelezamento e modernização, realizado pelo Barão Haussman

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